domingo, 20 de março de 2016

8 hábitos para fazer de manhã que irão revolucionar sua produtividade

Com esta rotina matinal, 
sua vida mudará rapidamente
A vida é atribulada. Às vezes parece impossível se aproximar dos seus sonhos, não? E se você trabalha em tempo integral e tem filhos, pode ser ainda mais difícil.
Então, como você progride?
Se você intencionalmente não arranjar tempo todos os dias para progredir e se aperfeiçoar, sem dúvida seu tempo se perderá no vácuo de uma vida cada vez mais tumultuada. E antes que perceba, você estará velho e murcho, se perguntando para onde o tempo foi.
Como o professor Harold Hill disse: “se você acumular muitos deixa-pra-amanhã, descobrirá que só lhe restaram muitos ontens vazios”.

REPENSANDO SUA VIDA E 
SAINDO DO MODO DE SOBREVIVÊNCIA

Este artigo tem a intenção de desafiá-lo a repensar sua abordagem da vida. O propósito é ajudá-lo a simplificar e retornar ao fundamental.
Infelizmente, a vida da maioria das pessoas está cheia até a borda com o não essencial e o trivial. Elas não têm tempo para construir nada significativo. Elas estão no Modo de Sobrevivência.
E você, está no Modo de Sobrevivência?
Muitos de nós estamos como pouca manteiga passada sobre uma fatia muito grande de pão. Infelizmente, o pão nem ao menos é o nosso, mas de outra pessoa. Muitos poucos dedicam tempo para tomar suas vidas de volta para as próprias mãos.
Apenas uma geração atrás, era socialmente e culturalmente normal vivermos nossas vidas segundo as regras de outras pessoas. E várias pessoas da nova geração estão perpetuando esse processo simplesmente porque é a única visão de mundo que lhes foi ensinada.
De qualquer forma, há uma consciência coletiva crescente de que, com muito trabalho e foco, você pode viver cada momento da sua vida segundo suas próprias regras.
Você é o designer de seu próprio destino. Você é o responsável. Você pode decidir. E você deve decidir! Pois, se não o fizer, alguém decidirá por você. Indecisão é uma má decisão.
Com esta rotina matinal, sua vida mudará rapidamente.
Pode parecer uma lista longa. Mas, resumindo, é bem simples:
1 – Acorde de uma boa noite de sono;
2 – Medite e/ou ore;
3 – Mexa-se;
4 – Coma alimentos saudáveis;
5 – Prepare-se;
6 – Inspire-se;
7 – Ganhe perspectiva;
8 – Faça algo para melhorar.
Bom, vamos começar:

 1. TENHA SAUDÁVEIS 7 HORAS OU MAIS DE SONO

Encare a verdade: dormir é tão importante quanto comer e beber água. Apesar disso, milhões de pessoas não dormem o suficiente e têm problemas malucos como resultado.
A National Sleep Foundation (fundação americana dedicada ao estudo do sono) conduziu estudos que revelaram que pelo menos 50 milhões de americanos sofrem com mais de 70 desordens do sono diferentes. Não só isso, 60% dos adultos e 69% das crianças experimentam um ou mais problemas de sono algumas noites por semana.
Além disso, mais de 40% dos adultos têm sonolência durante o dia severa o bastante para interferir em suas atividades diárias pelo menos em alguns dias por mês. E 20% reporta problemas de sonolência durante o dia alguns dias por semana ou mais.
Em contrapartida, ter uma quantidade saudável de sono está relacionado a aumento da memória, vida mais longa, menos inflamações, criatividade melhorada, atenção e foco melhorados, redução na gordura e aumento de massa muscular com exercícios, menos estresse, redução da dependência de estimulantes (como café), menor riscos de se envolver em acidentes e de sofrer depressão (e muito mais… pesquise no Google).
A verdade é que o restante deste artigo não vale nada se você não fizer do sono uma prioridade. Quem se importa se você acorda às 5 da manhã, se você foi pra cama três horas antes?
Se dormir pouco, você não vai durar muito. Claro, você pode usar estimulantes para compensar, mas isso não se sustenta por muito tempo. A longo prazo, sua saúde irá desmoronar. O objetivo precisa ser sustentabilidade a longo prazo.

2. ORAÇÃO E MEDITAÇÃO PARA FACILITAR CLAREZA E ABUNDÂNCIA

Depois de acordar de um sono saudável e restaurador, rezar e meditar são cruciais para se orientar em direção ao que é positivo em sua vida. E por que? Porque aquilo em que você mantém o seu foco é aquilo em que se expandirá a sua vida.
Oração e meditação são atividades que estimulam a gratidão por tudo o que você tem. E gratidão é ter uma mente estruturada para a abundância. Quando você pensa focado na abundância, o mundo se abre para você, pois há ilimitadas oportunidades e possibilidades lhe esperando.
Pessoas são como ímãs: quando você é grato pelo que tem, você atrai mais coisas positivas e boas. A Gratidão é contagiosa e pode ser a mais importante chave para o sucesso. Não é à toa que tem sido chamada de a mãe de todas as virtudes.
Se você começar a sua manhã pondo-se num espaço de gratidão e clareza, você atrairá o melhor do que o mundo tem a oferecer, e não se distrairá. Por isso, comece a manhã meditando e orando.

3. ATIVIDADE FÍSICA PESADA

Se você quiser estar entre os saudáveis, felizes e produtivos, crie o hábito de se exercitar regularmente.
Independente das suas preferências, movimente seu corpo. Muitos procuram imediatamente uma academia para pôr o corpo em movimento. Já eu recentemente descobri que fazer trabalhos no jardim por poucas horas de manhã gera um intenso fluxo de inspiração e clareza.
Está comprovado que exercícios físicos diminuem chances de depressão, ansiedade e estresse. E também tem relação com uma carreira mais bem-sucedida.
Se você não se preocupar com o seu corpo, todos os outros aspectos da sua vida sofrerão, pois humanos são seres holísticos.

4. CONSUMA 30 GRAMAS DE PROTEÍNA

Donald Layman, professor emérito de nutrição na Universidade de Illinois, recomenda o consumo de pelo menos 30 gramas de proteína no café da manhã. O investidor e autor de autoajuda Tim Ferriss também recomenda 30 gramas de proteína 30 minutos depois de acordar. De acordo com ele, seu pai dele fez isso e perdeu 8,5 quilos em um mês.
Alimentos ricos em proteína manterão você satisfeito por mais tempo, pois permanecem mais tempo no estômago. Além disso, proteínas mantêm o nível de açúcar, o que previne picos de fome.
Mais ainda: comer proteína diminui sua necessidade por carboidratos brancos, que engordam. Pense em rosquinhas, torradas e donuts.
Tim, em seus livros e palestras, faz quatro recomendações para ter as proteínas adequadas pela manhã:
– Coma pelo menos 40% das calorias do seu café da manhã na forma de proteínas;
 – Faça isso com dois ou três ovos inteiros (cada ovo tem aproximadamente 6g de proteína);
 – Se você não gosta de ovos, use algo como bacon de peru, bacon ou queijo cottage;
 – Ou você pode fazer um shake de proteínas com água.
Para pessoas que evitam laticínios, carne e ovos, há várias proteínas de base vegetal: legumes, verduras, castanhas e semente são todos ricos em proteínas.

5. TOME UM BANHO FRIO

Imersão em água fria facilita radicalmente o bem-estar físico e mental. Quando praticada regularmente, promove mudanças duradouras nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo, o que melhora a qualidade de vida. Também pode aumentar a perda de peso, pois acelera o metabolismo.
Uma pesquisa realizada em 2007 mostrou que tomar banhos frios rotineiramente pode ajuda a tratar sintomas de depressão frequentemente com mais eficiência do que medicamentos prescritos. Isso porque a água fria dispara uma onda de neuroquímicos que aumentam o bom humor, o que faz você se sentir feliz.
Há, claro, um medo inicial de entrar na água fria. Sem dúvida, se você já tentou isso antes, se viu apavorado com o pensamento de entrar. Ou talvez você tenha pulado, mas rapidamente mudou para a água quente.
O que me ajudou foi pensar que é como uma piscina. É uma morte lenta e dolorosa entrar na piscina fria devagar. Você simplesmente pula. E depois de 20 segundos, você se sente bem.
Para mim, isso aumentou minha determinação e aprimorou minha criatividade e minha inspiração. Enquanto sinto a água fria bater nas minhas costas, pratico lentamente minha respiração e minha calma. Depois de me esfriar, me sinto muito feliz e inspirado. Muitas ideias começam a fluir e fico muito mais motivado a alcançar meus objetivos.
Além disso, é saudável fazer algo na manhã que lhe assuste um pouco! Isso deixa seus sentimentos vivos e determina o tom para viver fora da sua zona de conforto!

6. OUVIR/LER CONTEÚDOS ESTIMULANTES 

Pessoas comuns buscam entretenimento. Pessoas extraordinárias buscam educação e aprendizado. É comum para a maioria das pessoas bem-sucedidas ler, pelo menos, um livro por semana, pois elas estão constantemente aprendendo.
Reservar mesmo que 15 ou 30 minutos toda manhã para ler informações estimulantes e instrutivas muda você, pois lhe coloca no ponto de partida ideal para atingir o seu potencial máximo.
Após um longo período de tempo, você terá lido centenas de livros, terá conhecimento em vários tópicos. Você pensará e verá o mundo de forma diferente. Você será capaz de fazer mais conexões entre diferentes assuntos.

7. REVEJA SUA VISÃO DA VIDA

Seus objetivos devem ser escritos no papel, tanto os de curto e como os de longo prazos. Tirar alguns minutos para ler suas metas de vida põe seu dia em perspectiva.
Alcançar metas é uma ciência. Não há confusão ou ambiguidade. Se você seguir um padrão simples, pode alcançar todas as suas metas, não importa quão grandes elas sejam.
Um aspecto fundamental disso é escrevê-los no papel e lê-los todos os dias.
Se você ler seus objetivos de longo prazo todos os dias, pensará neles todos os dias. Se você pensa neles todos os dias, e gasta seus dias se empenhando neles, eles se manifestarão.

8. FAÇA PELO MENOS UMA COISA EM RELAÇÃO AOS SEUS OBJETIVOS DE LONGO PRAZO 

Força de vontade é como um músculo que se esgota quando exercitado. Da mesma forma, nossa habilidade de tomar boas decisões atenua-se com o tempo.
Quanto mais decisões você toma, piores elas se tornam – e mais fraca é a sua força de vontade. Consequentemente, você precisa fazer o mais difícil primeiro pela manhã, aquilo que for mais importante.
Se você não o fizer, simplesmente não será feito. No final do seu dia, você está exausto. E aí está frito. Haverá milhões de razões para começar no dia seguinte. E você começará no dia seguinte – ou seja, nunca.
Então, seu mantra deve ser: o pior primeiro. Faça aquilo que você precisa fazer logo pela manhã.
Se você der um passo em direção às suas grandes metas todos os dias, perceberá que essas metas não estavam tão longes assim.

 

CONCLUSÃO

Depois de fazer isso, não importa o que você enfrente no resto do dia, você terá feito o mais importante primeiro. Você terá se colocado na posição para alcançar o sucesso. Você estará mais próximo dos seus sonhos. 
Por ter feito todas essas coisas, você se mostrará melhor na vida. Será melhor no seu emprego, terá melhores relacionamentos, será mais feliz, ficará mais confiante, será mais ousado e terá mais clareza e visão.
Sua vida mudará em breve, pois é impossível fazer essas coisas todas as manhãs sem que você acabe despertando para o que está errado em sua vida. Aquilo que você despreza em sua vida encontrará o fim. Desaparecerá para nunca mais voltar.
O mundo e o universo lhe responderão de maneiras maravilhosas.
Confira os hábitos de manhã de pessoas muito bem sucedidas

sexta-feira, 11 de março de 2016

Calendário do PIS 2016 para quem tem conta na Caixa

Calendário do PIS 2016 para quem tem conta na Caixa é sempre uma das maiores expectativas dos trabalhadores que tem direito ao abono salarial do PIS, especialmente no que se refere ao PIS 2016, pois no pagamento do PIS 2015/2016 o governo mudou o calendário de pagamento do PIS para quem tem conta na Caixa. O pagamento do PIS 2016 começa na segunda quinzena de julho, como todos os anos.



Vamos falar aqui tudo sobre Calendário do PIS 2016 para quem tem conta na Caixa, mudanças, novas regras, quem tem direito e os critérios para receber na conta Caixa, poupança, corrente ou conta Fácil.

PIS

O PIS é nada mais nada menos que um abono salarial e existe desde a década de 70, a sigla significa Programa de Integração Social e tem como finalidade integrar o trabalhador a vida social  e no desenvolvimento do trabalhador da iniciativa privada, quando se refere ao servidor publico nos referimos ao PASEP que será explicado em outro artigo sobre o PASEP 2016.
O PIS e administrado pela Secretaria da Fazenda, mas o pagamento é todo feito pela Caixa Econômica.
O PIS/PASEP é uma contribuição paga pelas empresas inscritas com CNPJ e serve como fundo de ajuda ao trabalhador demitido, a contribuição do PIS além de servir para o pagamento anual do abono salarial, ele também é responsável pelo pagamento do seguro desemprego.

CALENDÁRIO DO PIS 2016

  • Calendário do PIS 2016 será pago na segunda quinzena de julho e vai até 30 de junho de 2017, quem tem conta na Caixa recebe por outro calendário especifico.
  • Quem trabalha em empresa que tem convênio PIS – Empresa recebe o PIS 2016 na folha de pagamento a partir de agosto.
  • Calendário do PIS 2016 será divulgado pelo CODEFAT, órgão do Ministério do Trabalho. O pagamento do PIS 2016 é feito pela Caixa Econômica, enquanto do PASEP 2016 é feito pelo Banco do Brasil.
  • Calendário do PIS 2016 é dividido conforme a data de nascimento do trabalhador, o pagamento sempre começa com os nascidos no mês de julho.

DÚVIDAS SOBRE O PIS 2016

Para maiores informações Referentes ao abono salarial do PIS, o trabalhador pode ligar para a CAIXA CIDADÃO 0800 726 0207 ou para o número de atendimento do Ministério do Trabalho 0800 61 0101.
Caixa Cidadão
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h, aceitando chamadas originadas de telefones fixos e celulares.
O serviço de consulta eletrônica está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

NOVAS REGRAS DO PIS

As novas regras do PIS 2016 vai mudar completamente a situação a qual o trabalhador estava acostumado, pois o pagamento do abono salarial do PIS funcionava como um 14º salário minimo, esperado ansiosamente por milhões de trabalhadores, acho que é o abono mais esperado e desejado do que o próprio 13º salário minimo, mas prepare-se para as novas regras do PIS que vai atingir o calendário do PIS 2016 para quem tem conta na Caixa.
Vamos ver agora o que há de novo para o PIS 2016
O valor do abono será proporcional ao tempo de trabalho
O valor do abono salarial anual será calculado na proporção de 1/12 (um doze avos) do valor do salário-mínimo vigente na data do respectivo pagamento, multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano correspondente.
Ex: André trabalhou por 3 meses em 2015 com salário médio de R$ 980,00
O valor do abono salarial do PIS 2016 será = 1/12*( 3 meses) = 3/12
André terá direito a 3/12 (três doze avos) de R$ 980,00
André vai receber de PIS 2016 o equivalente a 980,00/3 = R$ 326,66
Apenas terá direito ao valor integral de um salario minimo aquele que trabalhou por 13 meses no ano anterior, ou seja, no ano-base 2015.


PASEP 2016


PASEP 2016 -Abonos salariais são sempre bem-vindos, ainda mais em tempos de crise, e os trabalhadores do setor público tem alguns, como o PASEP o programa de formação de patrimônio do servidor público que é pago todos os anos. Se você quer ficar por dentro do PASEP 2016 confira esse artigo.

O PASEP 2016 é um abono salarial que é pago todos os anos para os empregados do serviço público. Ele tem o mesmo valor do PIS , que é de um salário mínimo, mas ao contrário do PIS ele não é pago pela Caixa Econômica Federal e sim pelo Banco do Brasil. Ele pode também ser creditado diretamente na folha de pagamento dos servidores que recebem seu salário nesse banco, ou caso possuam conta corrente no Banco do Brasil o PASEP 2016 pode ser creditado e sacado por meio do caixa eletrônico. Uma outra forma de sacar o benefício é indo diretamente ao caixa do Banco do Brasil receber o abono salarial.
Se você é um servidor público que tem direito a receber o abono salarial PASEP 2016 saiba que existem maneiras muito fáceis de você consultar o seu benefício e não perder a data de sacar ele. A internet é uma dessas formas, que além de ser fácil, é rápido e você pode consultar de qualquer lugar, desde que tenha um aparelho com acesso à rede.  Você pode acessar a todos os seus extratos do PASEP, o valor do benefício em 2016 e ainda consultar o calendário de pagamento.
Uma outra maneira de consultar o benefício é diretamente na agência do Banco do Brasil, para isso você deve levar com você alguns documentos como o número do benefício PASEP, disponível no cartão do usuário, número do CPF e do RG.

CALENDÁRIO DO PASEP 2016

calendário do PASEP 2016 ainda não está disponível, as datas de pagamento são definidas de acordo com os últimos dígitos do NIS, para saber quais são esses dígitos você pode olhar na sua carteira de trabalho. O pagamento do PASEP 2016 começa em julho e finaliza em junho de 2017. Assim que o calendário for divulgado oficialmente, atualizaremos ele com os dados de pagamento do PASEP 2016/2017. Confira abaixo a tabela de recebimento do PASEP 2015/2016.
  • 0 – números do NIS terminados em 0 podem receber o PASEP do dia 22-07-2015 a 30-06-2016
  • 1 – números do NIS terminados em 1 podem receber o PASEP do dia 20-08-2015 a 30-06-2016
  • 2 – números do NIS terminados em 2 podem receber o PASEP do dia 17-09-2015 a 30-06-2016
  • 3 – números do NIS terminados em 3 podem receber o PASEP do dia 15-10-2015 a 30-06-2016
  • 4 – números do NIS terminados em 4 podem receber o PASEP do dia 19-11-2015 a 30-06-2016
  • 5 – números do NIS terminados em 5 podem receber o PASEP do dia 14-01-2016 a 30-06-2016
  • 6 e 7 – números do NIS terminados em 6 e 7 podem receber o PASEP do dia 16-02-2016 a 30-06-2016
  • 8 e 9 – números do NIS terminados em 8 e 9 podem receber o PASEP do dia 17-03-2016 a 30-06-2016

QUEM TEM DIREITO PASEP 2016

PASEP 2016 é um direito de todos os servidores públicos que trabalham de carteira assinada e contribuem há mais de cinco anos e que recebam no máximo dois salários mínimos mensais. Quem se enquadra nesse perfil têm direito a um abono salarial anualmente no valor de um salário mínimo, como se fosse uma espécie de 14º salário.
Fonta: http://www.calendariodopis2016.com/calendario-do-pis-2016/     Data: 11/03/2016

domingo, 6 de março de 2016

Responsabilidades socioambientais pós consumo


    Responsabilidades socioambientais pós consumo


Resíduos pós-consumo são uma característica da sociedade atual, mas existem alguns que são especiais em relação ao volume em que são produzidos ou por aspectos e propriedades específicas que exigem formas especiais de acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final após sua vida útil e/ou obsolescência. São resíduos especiais às lâmpadas, baterias, pilhas, restos e embalagens de agrotóxicos, óleos lubrificantes usados com seus restos e embalagens, pneus, veículos automotores com seus componentes, eletroeletrônicos e eletrodomésticos com seus componentes, medicamentos e suas embalagens e o óleo usado em cozinhas e restaurantes. As embalagens em geral de vidro, alumínio, longa vida, papelão e plástico também podem ser consideradas como resíduos especiais, necessitando de ações e tecnologias específicas para transformá-los em matérias primas através da reciclagem.

Com a Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, estabeleceu-se a logística reversa de vários destes resíduos como uma obrigação legal dos setores que produzem, importam, distribuem e comercializam estes produtos, que através de Acordos Setoriais e/ou Termos de Compromissos contratados com os poderes públicos obrigam-se à implantação de procedimentos e meios para a coleta e restituição aos respectivos setores produtivos responsáveis para reaproveitamento em seus ciclos de vida, outros ciclos produtivos ou destinação final ambientalmente adequada e segura (artigo 33). Os consumidores também têm atribuições pós-consumo dos produtos e/ou obsolescência dos resíduos tecnológicos através da devolução em acordo com as regras estabelecidas para cada item pelos órgãos públicos responsáveis pela gestão dos resíduos sólidos. Estas atribuições individualizadas e encadeadas entre os setores produtivos, os poderes e órgãos públicos e os consumidores formam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos (artigo 30).
Para a realização destes Acordos Setoriais e seus procedimentos técnicos, estabeleceu-se o Comitê Orientador para a Implantação de Sistemas de Logística Reversa, formado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA que exerce a função de Secretaria Executiva, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Ministério da Fazenda e Ministério da Saúde. Este comitê é assessorado pelo Grupo Técnico de Assessoramento – GTA formado por profissionais destes cinco Ministérios. O Comitê Orientador Estabeleceu cinco grupos de trabalho que buscam soluções e coordenam os procedimentos para a implantação dos Acordos Setoriais nas respectivas cadeias consideradas prioritárias. Estes grupos são: embalagens plásticas de óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e resíduos de medicamentos e suas embalagens.
De acordo com as informações do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – Sinir (http://sinir.gov.br/web/guest/logistica-reversa) os grupos já concluíram seus trabalhos e a situação da implantação da logística reversa dessas cadeias é a seguinte:
– Embalagens Plásticas de Óleos Lubrificantes – Acordo setorial assinado em 19/12/2012 e publicado em 07/02/2013.
– Lâmpadas Fluorescentes de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista – Duas propostas recebidas em novembro de 2012. Proposta unificada recebida em 2013. Consulta Pública finalizada. Acordo Setorial assinado em 27/11/2014. Publicado em 12/03/2015.
– Embalagens em Geral – Quatro propostas recebidas entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013, três consideradas válidas para negociação. Proposta unificada e Consulta Pública finalizada. Acordo Setorial assinado em 25/11/2015.
– Produtos Eletroeletrônicos e seus Componentes – Dez propostas recebidas até junho de 2013, quatro consideradas válidas para negociação. Proposta unificada recebida em janeiro de 2014, em negociação. Próxima etapa: Consulta Pública.
– Descarte de Medicamentos e suas Embalagens – Três propostas de acordos setoriais recebidas até abril de 2014, em negociação. Próxima etapa: Consulta Pública.
Das cadeias produtivas consideradas prioridades pelos setores que representam o governo, três Acordos Setoriais foram estabelecidos e estão em implantação com cronograma progressivo de ações dos maiores para os menores municípios e serão operados e desenvolvidos por entidades gestoras estabelecidas como associações civis sem fins lucrativos mantidas pelos signatários dos respectivos Acordos Setoriais. No setor de óleos lubrificantes a logística reversa das embalagens é realizada pelo Instituto Jogue Limpo. Em relação às lâmpadas, os fabricantes representados pela Associação Brasileira da Indústria de Iluminação – ABILUX, importadores representados na Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação – ABILUMI e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo – CNC, ainda não organizaram a entidade gestora deste setor. A revisão deste Acordo Setorial assinado em 27/11/2014 e publicado no Diário Oficial em 12/03/2015 está prevista para acontecer em dois anos. No setor de embalagens em geral também será organizada pelas diversas associações uma entidade gestora nacional que atenderá na fase inicial as cidades e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Existem também vários instrumentos legais anteriores à Política Nacional de Resíduos Sólidos que já possuíam cadeias estabelecidas de logística reversa:
– Pneus – Resolução Conama nº 416/2009 – responsabilidade da Reciclanip, organização mantida pela Associação Nacional da Indústria de pneumáticos – Anip e Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de pneus – Abidip em parceria com as prefeituras que estabelecem ecopontos para recebimento e posterior recolhimento pela Reciclanip.
– Embalagens de agrotóxicos – Lei 7.802/1989, Lei 9.974/2000, Decreto 4.074/2002, Resolução Conama 465/2014 – com um eficiente sistema de logística reversa administrada pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – Impev. Se o Brasil é o campeão no uso de agrotóxicos ao menos as embalagens, pelas informações disponíveis, estão sendo 97% destinadas corretamente. Um dos problemas é o contrabando de agrotóxicos que além do uso indiscriminado, as embalagens clandestinas também não são destinadas corretamente.
– Óleos lubrificantes usados ou contaminados que pela Resolução Conama 362/2005 é responsabilidade dos fabricantes ou importadores que devem encaminhar para o rerrefino, um processo industrial que possibilita a máxima recuperação e a reciclagem dos componentes e constituintes destes resíduos, com destinação ambiental correta dos rejeitos.
– Pilhas e baterias – Resolução Conama 401/2008, Instrução Normativa Ibama nº 08 de 30/09/2012 – responsabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee. Nestes produtos, o contrabando também se constitui em um problema, não existindo controle dos limites máximos estabelecidos de cádmio, chumbo e mercúrio e nem responsáveis pela destinação final que novamente torna-se clandestina.
Em relação aos automóveis e outros veículos automotores terrestres, inexistem ações em escala, acordos ou compromissos que viabilizem a logística reversa eficiente destes produtos. No Brasil, 1,5% dos automóveis em desuso são reciclados e mesmo quando são retiradas as peças para reuso, as carcaças e componentes inúteis são em grande parte abandonados, impactando de forma muito negativa o meio ambiente local e adjacente. Os veículos apreendidos também ocupam amplos espaços subutilizando as possibilidades destas áreas. O encaminhamento obrigatório destes veículos pelos Departamentos de Trânsito para a reciclagem após um prazo estabelecido legalmente, é uma das ações recomendadas. Também são indispensáveis políticas de incentivo à indústria específica da reciclagem automotiva e de educação dos consumidores quanto ao destino final dos veículos. Considerando os automóveis, dos componentes recicláveis, 66% em média é composto de aço. Uma entidade que representa as empresas de processamento de sucatas ferrosas é o Instituto Nacional das Empresas de Preparação de Sucata não Ferrosa e de Ferro e Aço – Inesfa.
Uma iniciativa para a regularização do comércio de peças automotivas usadas e de destinação adequada das sucatas é a Lei Federal 12.997/2014 que pretende evitar o comércio paralelo e/ou clandestino destes componentes, registrando e licenciando todos os empreendimentos de desmanche que terão regras definidas quanto à reutilização e descarte final. A partir desta regularização obrigatória será realizada uma fiscalização pelos Detrans estaduais e também as prefeituras poderão atuar ao licenciarem e fornecerem alvarás de funcionamento a estas empresas. Os Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo são atualmente os que possuem legislação e iniciativas mais eficientes para os veículos em desuso ou apreendidos, mas são ainda limitadas em relação ao volume descartado, aprendido ou simplesmente abandonado.
O óleo utilizado em cozinhas e restaurantes quando descartado inadequadamente, lançado diretamente na rede sanitária ou nos solos, tem impactos muito negativos sobre os recursos hídricos e o equilíbrio dos ambientes naturais. Apenas um litro de óleo vegetal usado contamina um milhão de litros de água. Para este produto, é essencial que as prefeituras ao elaborarem seus planos de resíduos estabeleçam termos de compromisso com os usuários comerciais como restaurantes, padarias e lanchonetes para o descarte e destinação adequada, assim como programas de educação ambiental para a população orientando sobre ações ambientalmente adequadas.
Importante que a partir da reciclagem do óleo de cozinha usado é possível a produção de diversos produtos com valor agregado e com amplas possibilidades comerciais como resinas para tintas, detergentes e sabões, glicerina e biodiesel. Para isso é necessário planejamento adequado com o estabelecimento de uma cadeia produtiva com base nestes resíduos e sua valorização como matéria prima, incentivos aos investidores, pesquisadores e trabalhadores nesta atividade, políticas públicas definidas e ações permanentes. O estabelecimento de ecopontos para coleta e de parcerias entre os municípios, associações comerciais, universidades, escolas, organizações não governamentais, empresas de coleta e transformação, são essenciais para uma responsabilidade socioambiental adequada ao destino ambiental correto destes resíduos.
Uma experiência interessante desenvolvida no Rio Grande do Sul pela empresa Green Cort, já testada e em escala de produção e uso industrial é a utilização destes resíduos como matéria prima para a fabricação de óleo de corte, utilizado principalmente nas indústrias metal mecânico e de pedras preciosas, com um impacto ambiental muito menor que o diesel, óleo marítimo ou outros por ser de base vegetal, biodegradável e atóxico.
Antonio Silvio Hendges, Articulista no EcoDebate, professor de Biologia, pós graduação em Auditorias Ambientais, Assessoria em educação ambiental e sustentabilidade.
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/responsabilidades-socioambientais-p%C3%B3s-consumo-antonio-silvio-hendges - Data: 06/03/2016