quarta-feira, 2 de novembro de 2016

POR QUE PNEU EM SUPERMERCADO É BARATO?

 O Texto abaixo é apenas para pensar, portanto, reflita  que conclusão voce chega?


          Você logicamente pedirá um pneu bom e dentro dos seus orçamentos. Mas o que você não sabe, é que PNEU tem data de validade. Muitas vezes o vendedor nem sabe disso também, mas o gerente sabe e logicamente dirá para o vendedor, te vender o que está a mais tempo na loja, e não aquele que acabou de chegar no estoque. Você como ainda não sabe a validade, comprará. Como ler a validade do seu pneu? são 4 dígitos:
         Ex: 1307 - 13 meses após 2007, ou seja, Janeiro de 2009. Ex: 0508 - 05 meses após 2008, ou seja, Maio de 2009. Já pensou se você está em janeiro de 2009, e compra um pneu que irá vencer em maio, isso é possível. Calma!!! Era possível, porque agora você já sabe, né.
Pneu também tem velocidade e peso! veja. pneus dos hipermercados! leia e veja.
Quem já viu aquelas grandes promoções do Carrefour, Extra, Wall Mart... de PNEUS? Eles tem umas listras coloridas... Vermelha, verde, amarela...Se você perguntar ao vendedor que listras são aquelas ele dirá:- é a maior durabilidade. MENTIRA! Aquelas listras significam defeitos nos pneus. Ou desgastam mais rápido, ou pode furar a qualquer momento, cada cor significa algo, eles são da França, pois lá todos tem o conhecimento e não compram, mas, o brasileiro não tem e nem é informado. Esses PNEUS foram autorizados a ser vendidos no Brasil, com a seguinte ordem, indicar que tem defeitos e o indicador são as listras. Mas ninguém sabe o que significam as listras.
Mas agora você sabe!!! Mas porquê as autoridades decidiram colocar as listras como indicativo? Simples, porque eles tem o interesse de vender o PNEU com defeito porque o imposto é mais alto que um PNEU sem defeitos, pois o com defeito gera acidente, gerando acidente o governo tem mais gastos. Mas na verdade esse dinheiro ta sendo embolsado, porque todos sabem a realidades dos hospitais brasileiros.
        Por tanto, previna-se!!! A sua vida pode esta em risco, o seu dinheiro não é capim.Então assim como você, outras pessoas precisam saber do que se passa com seus PNEUS, então passe para o maior número de pessoas para que todos fiquem sabendo e possam impedir essa pouca vergonha dos PNEUS brasileiro!

   Diante da problemática fui pesquisando um pouco sobre comércio exterior, visto que principalmente a união européia tem rigorosos padrão de qualidade 


       Ao longo dos anos tenho visto diversas questões bilaterais e multilaterais.  No caso dos pneus, eu precisaria pesquisar mais a fundo, mas essa informação me parece um tanto estranha.

      A algum tempo atrás estavam tentando a regulamentação da importação e comercialização de produtos usados e recondicionados, nisso entraria computadores, celulares e pneus. Mas isso é algo que não foi a frente, em parte por conta dos impostos e outras incidências.

      A legislação brasileira é bem rígida para a importação de produtos e necessariamente os produtos importados precisam estar em conformidade com a ABNT.

     Em termos de mercado, acho muito estranho um produto ser comercializado na Europa sem qualidade, pois o mercado europeu é muito rigoroso. E mesmo se esse fosse o caso, a empresa iria falir se não tem consumidores locais, ou em outra instância, a empresa se mudaria por completo para outro mercado para produzir e vender localmente (seria economicamente mais vantajoso).

    Outro aspecto importante: todo pneu não tem validade, apenas data de fabricação, e é proprício para certas épocas do ano conforme o modelo. Na Europa é obrigatório todo mundo trocar os pneus quando o inverno chega, para pneus de inverno. E quando volta o verão, troca novamente. Todo mundo que tem carro na Europa tem que fazer isso.


     Quanto às listras, até onde eu sei, não significam nada, apenas é uma marcação de fábrica para mensurar a profundidade dos sulcos /ranhuras do pneu, para que se tenha um controle de qualidade.


     Vamos entender na prática para te ajudar a                      escolher o seu pneu


  As vezes acompanhado informações que referem-se: a segurança dos passageiros de automóveis!
Em alguns casos, são informações que chegam por email com um tom altamente alarmista, o texto afirma que estão à venda nos supermercados pneus cuja a data de validade está prestes a vencer, além das marcas coloridas estampadas em suas laterais, indicando que tais pneus estariam sendo vendidos – mesmo estando com defeito.
Não há com o que se preocupar: o texto é falso!
Circulando pela web desde o primeiro semestre de 2009, o texto é anônimo, cheio de afirmações inverídicas, misturado com algumas imagens e letras maiúsculas. Além de tudo, ainda pede para ser enviado para outras pessoas.
Logo nas primeiras linhas, o autor (que é desconhecido) afirma:
"…Mas o que você não sabe, é que PNEU tem data de validade." e logo mais "São 4 digitos Ex: 1307 – 13 meses após 2007 ou seja, janeiro de 2009.
    * Ex: 0508 maio de 2009."

Nesse trecho, o criador do boato equivoca-se, pois os números marcados no pneu significam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, "1307" significa que o produto foi feito na décima terceira semana do ano de 2007.
A sigla "DOT" estampada na lateral do pneu significa "Department of Transportation" = Departamento de transporte.
Assim, "DOT Y16L21T23901" quer dizer:
Y1 = Fábrica de origem
6L = Medida do pneu
21T = Tipo de capacidade do pneu
2 = Categoria do pneu
39 = Semana de fabricação
01 = Ano de fabricação
Essa história lembra muito outra e-farsa pesquisada por nós, afirmando que o leite longa vida era reembalado várias vezes e que a numeração no fundo da embalagem determinava por quantas "reciclagens" o liquido havia passado. 
Pneus tem, sim, prazo de validade! Isso é verdade! Mas o fato é que o prazo é de 5 anos. A maioria das fábricas (senão, todas) dão garantia de 5 anos no produto.
O jornal O Carreteiro, no dia 28 de fevereiro de 2008, publicou uma matéria com o gerente de produto carro da Pirelli, Fábio Lopes, orientando que após um período de uso dos pneus, que varia entre cinco e dez anos, ocorre um processo de degradação e pode representar riscos para os ocupantes do veículo. "Após esse período não é recomendada a utilização, pois ocorre o ressecamento da borracha, com perda da flexibilidade, micro-rachaduras e tendência a estouro", afirma.
E o que são as tais listras citadas no e-mail?
O site da fabricante de pneus Goodyear  e a revenda Pneus Fácil explicam que "os riscos paralelos ao do centro da banda de rodagem, e que podem ser de várias cores, tem a função de identificar as medidas dos pneus, evitando desta forma a mistura de pneus de medidas diferente, tanto no armazém, como também durante o carregamento de revenda, equipamento original ou exportação. AS LISTAS NÃO SIGNIFICA QUE O PNEU TEM DEFEITO! A lista é uma técnica usada para diferenciar as medidas do pneu antes de colocar no molde e tomar forma. Por exemplo, antes de colocar um pneu no molde é difícil diferenciar o pneu 175/70R13 do pneu 165/70R13, então é pintado listas de diferente cores na banda para diferenciar os pneus. O que significa cada core só as pessoas de produção sabe, cada empresa usa uma técnica diferente. Quase todas as empresas usam esta técnica incluindo a Michelin. Se você analisar o pneu você vai notar que as listas são pintado antes do pneu tomara forma, não depois. Não há jeito deles saber que o pneu tem defeito antes de sair do molde. Imaginem os pneus de alta performance que vem nos carros importadores da Mercedez, Audi e BMW, duvido que este pneu é vendido com defeito, imagino o prejuízo?" 


Nenhum comentário:

Postar um comentário